As ações do VAL+ estão distribuídas sequencialmente da seguinte forma:
1. Identificação de critérios para construção de matriz
Nesta fase, iremos fazer uma compilação de alguns esquemas de certificação já implementados, de diretrizes internacionais e de literatura existente. Identificaremos os critérios de sustentabilidade ambiental, social e económica que se aplicam às pescarias artesanais portuguesas e inclui-los-emos numa «matriz de sustentabilidade».
2. Recolha de dados para caraterização das pescarias
Após a construção da grelha de sustentabilidade, iremos aos portos para fazer embarques e realizar inquéritos que permitam obter uma caraterização das pescarias, da forma como operam e algumas caraterísticas das comunidades piscatórias.
3. Avaliação das pescarias e proposta de melhorias
Ao cruzar as caraterísticas recolhidas com a matriz ou grelha de sustentabilidade, poderemos ver qual o desempenho das pescarias nos três níveis: ambiental, social e económico. Dentro de cada nível, iremos propor uma lista de melhorias que podem ser adotadas pela pescaria para melhorar a sua performance e posteriormente aumentar o valor do produto da pesca local.
4. Seleção dos indicadores a apresentar nos pontos de venda
De forma a complementar o CCL – Comprovativo de Compra em Lota, iremos selecionar mais informação a ser adicionada ao mesmo. Assim, no momento da compra, o consumidor terá mais informação sobre o produto, permitindo-lhe fazer escolhas mais informadas.
5. Divulgação e apresentação dos resultados finais ao setor
Esta fase é transversal a todo o projeto pelo que, durante todo o seu decorrer, iremos divulgar em que momento estamos. Através da página do Facebook, podemos ser acompanhados em tempo real. Antes do início dos trabalhos em cada porto, faremos uma sessão pública de apresentação do projeto e esclarecimento de dúvidas onde contamos com a presença de todos os interessados e curiosos. Os locais onde decorre o projeto receberão material gráfico informativo para contextualizar o VAL+. No final, faremos uma sessão pública para apresentar os resultados do projeto e uma publicação com as propostas de melhorias para que possam ser estudadas por outras pescarias.